terça-feira, 8 de maio de 2012
Método Pedagogizador”
Na escola contemporânea é impossível se trabalhar com o método Pedagogizador, pois vivemos no mundo capitalista, incapazes de expor nossas idéias e nossos sentimentos, uma vez que na elaboração do Projeto Político Pedagógico e na elaboração dos planos, somos obrigados a seguir as parâmetros curriculares ou seja a cartilha que já está pronta e acabada imposta pela SEC.
O método Pedagogizador, valoriza a pessoa como um ser de visão crítica, capaz
de construir sua própria identidade, valorizando sua cultura suas origens, ou seja se valoriza uma educação real, trabalha com um concreto, um método capaz de
ensinar a partir da experiência de vida do povo.O professor seria um orientador capaz de em ensinar e aprender com o educando.O método nos mostra as diferentes formas de desempenho e competência nos textos educacionais mais amplo e que abrangem processos escolares e não-escolares. A construção a identidade indicando como este último processo, tido como dinâmico, é perpassado por resistências e oposições. Na fase atual do capitalismo, o processo de construção de identidades privilegiados pela educação. Esse conflito abre espaço para uma reavaliação crítica das instituições escolares dos princípios e dos aspectos focalizados em seus discursos.
Teoria dos dois mundos defendidos por Platão
Platão é marcado em toda Filosofia como sendo um grande pregador das idéias de seu mestre, também o filósofo Sócrates.Porém, no momento em que Platão inicia sua discussão sobre a noção de idéia, como essência da coisa em si, independente do intelecto e de todas as outras coisas, o seu pensamento começa a tomar ares de algo próprio. Platão inicia com este estudo, um método de pesquisa de característica matemática, colocando um principio e aceitando aquilo que está de acordo com ele, rejeitando o que está em desacordo com este mesmo principio.
A “Idéia” para Platão não representa um simples conceito ou uma mera representação mental. Ela representa uma causa de natureza não-física, uma realidade inteligível, ou seja, representa aquilo que o pensamento mostra quando está livre do sensível, constituindo o chamado “verdadeiro
ser”. Um outro termo usado por Platão é o O Mundo Sensível
Este mundo seria um conjunto de cópias do que existe no Mundo Inteligível, construídas a partir de um artífice, que Platão denomina de “Demiurgo”. Este “criador” conseguiu dar forma a uma matéria-prima que possuía, tomando por modelo, as idéias eternas.
Platão coloca também uma questão dento de sua concepção de mundo sensível, o tempo. Para ele, o tempo consiste numa espécie de imagem móvel do eterno, nascida junto com o mundo. O tempo não existia antes da criação do mundo. Com isso, pode-se perceber uma estrita relação do tempo com as coisas que compõem o mundo. Ambos são criações de um mesmo artífice, oriundas de uma esfera inteligível.
Fonte:http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/lable/ revistametanoia_material_revisto/revista05/texto01_teoriadosmundos_platao_popper.pdf.
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
É relação entre política, educação e conhecimento, desenvolvimento de habilidades e de conhecimentos para possibilitar compreensão da natureza da atividade filosófica ligada à educação, a função da filosofia no processo educacional e nos processos de ensino e de aprendizagem, as relações entre os sistemas filosóficos e as teorias educacionais, como, nos atos de ensinar e aprender, se efetiva o ato de educar e como o educar implica uma dimensão radicalmente ética e política.
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Este metodo se resume a instruir, reproduzir um tipo de conhecimento que não é relevante para as reais necessidades do aluno, onde reproduz o conhecimento, aplica técnicas a um sujeito, o aluno, tratado meramente como objeto a ser conhecido e treinado para atender as exigências do mercado
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