quinta-feira, 19 de abril de 2012

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Ontologia - Estudo do Ser. Ramo da Filosofia que procura elaborar um pensamento sobre Ser, sobre o que as coisas são em sua essência e não segundo sua aparência. Ontologia (em grego ontos e logoi, "conhecimento do ser") é a parte da filosofia que trata da natureza do ser, da realidade, da existência dos entes e das questões metafísicas em geral. A Ontologia trata do ser enquanto ser, isto é, do ser concebido como tendo uma natureza comum que é inerente a todos e a cada um dos seres. Filosofia da Educação O conhecimento de Platão é uma relação entre política, educação e conhecimento - Educação como Paidéia. Platão vê na justiça, o fundamento pelo qual o Bem pode se configurar, para Aristóteles, cohecimento, educação e ontologia - práxis, modo de pensar sobre a prática, teoria que nasce da contemplação. Para ele, não há problema com a política ou com o discurso, desde que esses sejam acompanhados pela ética.

4 comentários:

  1. Pensamento dos Filósofos Aristóteles e Platão na Educação.
    "A educação deve possibilitar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem ter". (Platão)

    O filósofo Aristóteles foi viver em Atenas aos 17 anos, onde conheceu Platão tornando seu discípulo.
    O filósofo valorizava a inteligência humana, uma forma de alcançar a verdade. Fez escolas e seus pensamentos foram seguidos e propagados pelos discípulos. Pensou e escreveu política, lógica, moral, ética, teologia, pedagogia, metafísica, didática, poética, retorça, física, antropologia, psicologia e biologia. Publicou muitas obras de cunho didático, principalmente para o público geral. Valorizava a educação e a considerava uma das formas crescimento intelectual e humano. Aristóteles na sua fala diz que podemos ser parecidos com os deuses pelo menos no aspecto do saber. O conhecimento na ótica aristotélica representa uma nova etapa. Nela entramos um modo de pensar sobre a prática. Uma teoria que nasce da contraposição, mas que é aplicação práxis. Para o discípulo de Platão, conhecimento nasce da experiência dos sentidos. Ele funda com isso, o Realismo em contraposição ao Inatismo ou ao Idealismo de Platão. Nele a gestão do conhecimento é necessária porque incide na questão do poder político. Há uma grande confiança no papel dos sentidos captarem, através da Instituição a essência das coisas. Essa compreensão realista do conhecimento da arte parece que resolve o problema da evolução, mas possivelmente aqui é que começam os empecilhos do ensinar e do aprender. A busca da arte de interpretar nos remete no sentido de educar, como um exame mais suspensivo sobre a realidade, para podermos captar a essência. Platão valorizava os métodos de debate e conversão como formar de alcançar o conhecimento. De acordo com Platão, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral. A educação deveria dedicar esforços para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos. Aulas de retórica, debates, educação musical, geometria, astronomia e educação militar. Para os alunos de classe menos favorecidas Platão dizia que deveriam buscar em trabalho a partir dos 13 anos de idade. Afirmava também que a educação da mulher deveria ser a mesma educação aplicada aos homens.
    Assim como consta no art.35 e 36 da LDBem 9394/96, o primeiro, em seu inciso III, aponta como uma das finalidades da educação.”O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico,” o inciso III & I do artigo 36 completa que essa formação advém, dentre outros saberes, pelo domínio dos conhecimentos de Filosofia e de Sociologia necessário da cidadania.
    Fonte:Filosofia da Educação , pg. 107.
    Fonte: http://www.suapesquisa.com/platao/

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  2. Olá, Arfilina!

    É importante ressaltar que a educação que se baseava no pensamento de Aristóteles e Platão é uma educação totalmente diferente da atualidade devido a inúmeras mudanças ocorridas diante do tempo. Platão valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. De acordo com Platão, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral. A educação deveria dedicar esforços para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos. Aulas de retórica, debates, educação musical, geometria, astronomia e educação militar. Para os alunos de classes menos favorecidas, Platão dizia que deveriam buscar em trabalho a partir dos 13 anos de idade. Afirmava também que a educação da mulher deveria ser a mesma educação aplicada aos homens.
    E ele deixa também uma frase sobre esse tema:
    "A educação deve possibitar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem ter".
    Já Aristóteles Foi o fundador da ciência que ficaria conhecida como lógica, e suas conclusões nessa área não tiveram contestação alguma até o século 17. Sua importância no campo da educação também é grande, mas de modo indireto. Poucos de seus textos específicos sobre o assunto chegaram a nossos dias. A contribuição de Aristóteles para o ensino está principalmente em escritos sobre outros temas.

    Laio Vinicius Santana Guimarães

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  3. Ontologias são utilizadas também em web semântica, em engenharia de software, em inteligência artificial e arquitetura da informação sendo uma forma de representação de conhecimento sobre o mundo.
    Rosangela Silva Souza

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