segunda-feira, 23 de abril de 2012

Reflita "Filosofia e a Filosofia de Vida"

Filosofia não é um mero " achismo " não é  uma especulação ingênua e sem fundamentos. Ao contrário, ela possui uma estrutura lógica capaz de produzir conceitos e idéias, ultrapassando as nossas experiências cotidianas, as nossas crenças atingindo assim um grau significativo de profundidade com relação aos problemas do mundo. Através deste caráter rigoroso e marcadamente recional a filosofia nos possibilita tratar de maneira crítica aquilo que se encontra no cotidiano, ou até mesmo aquilo que aceitamos espontaneamente como verdadeiro. A Filosofia é, portanto uma atitude reflexiva. Daí podemos concluir que a Filosofia nasce de perguntas. O que é isto? Cabe ao filósofo a missão de questionar o que são as coisas e de procurar problematizar tal pergunta.

Filosofia de Vida
A Filosofia de Vida, é uma concepção de mundo que o homem acaba desenvolvendo para uso pessoal, portanto é uma filosofia de cada indivíduo de maneira  como cada um procede diante dos fatos vivenciado no cotidiano, e nada além disso. Neste sentido todos nós temos uma filosofia de vida, um jeito de viver um comportamento  próprio, um modo de ser.

7 comentários:

  1. Gostei muito de sua reflexão sobre a filosofia. Nos sabemos que a filosofia nasce na Grécia por volta do século VI a.C.Por meio de longo processo histórico, surge promovendo a passagem do saber mítico ao pensamento racional. Abraços
    Sueni Maria

    ResponderExcluir
  2. Não há, portanto, como fugir à filosofia no campo da educação. Ela se relaciona intimamente com a função nem sempre levada a sério e, não obstante, fundamental, de avaliar. De fato, a avaliação resume, de certo modo, ou acompanha, como um vetor ou como um eixo orientador, todo o processo educacional. Ela se faz presente no início do processo, ao estabelecermos as metas; no seu decurso, quando traçamos e executamos as estratégias; no final, quando julgamos o que e quanto foi cumprido. Ora, avaliar é emitir juízos de valor e estes implicam sempre, queiramos ou não, consciente ou inconscientemente uma posição filosófica, uma filosofia.

    http://tecnofiloueg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Arfilina!

    Nome bonito né? FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO!
    O papel principal da filosofia da Educação e forma alunos críticos reflexíveis dentro de uma sociedade de forma geral e inovadora.
    Como todos sabem vivemos em uma sociedade alienada, onde o silêncio dos humildes é a resposta e o sucesso dos poderosos. Tudo isso por causa da falta de uma filosofia educacional que funcione de forma eficiente e eficaz tanto para a preparação dos profissionais da educação tanto para a formação de alunos que são cidadões do bem.

    Laio Vinicius Santana Guimarães

    ResponderExcluir
  4. Olá Arfilina;

    Sua postagem fico excelente, uma lógica clara do que é uma filosofia concreta. Laio sua postagem é a cara do mundo em que vivemos, os mais fracos, humildes, são os mais humilhados. Enquanto quem tem o poder são os mais fortes.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Arfilina!

    Leia esse mito.

    O MITO DO DEUS EROS, CONHECIDO COM O NOME DE CUPIDO

    Houve uma grande festa entre os deuses. Todos foram convidados, menos a deusa Penúria, sempre miserável e faminta. Quando a festa acabou, Penúria veio comeu os restos e dormiu com o deus Poros (o astuto engenhoso). Dessa relação sexual, nasceu Eros (ou cupido), que como sua mãe está sempre faminto, sedento e miserável, mas, como seu pai tem mil astúcias para se satisfizer e se fazer amando. Por isso, quando Eros fere alguém com sua flecha, esse alguém se apaixona e logo se sente faminto e sedento de amor (sexo), inventa astúcias para ser amado e satisfeito, ficando ora maltrapilho e semimorto, ora rico e cheio de vida.

    Laio Vinicius Santana Guimarães

    ResponderExcluir
  6. Olá, Arfilina!
    A filosofia é um grande desafio. É uma reflexão, um pensar, uma sabedoria e uma cultura.

    ResponderExcluir