quarta-feira, 25 de abril de 2012
Pensamento Filosóficos Aristóteles e Platão
Pensamento dos Filósofos Aristóteles e Platão na Educação.
"A educação deve possibilitar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem ter". (Platão)
O filósofo Aristóteles foi viver em Atenas aos 17 anos, onde conheceu Platão tornando seu discípulo.
O filósofo valorizava a inteligência humana, uma forma de alcançar a verdade. Fez escolas e seus pensamentos foram seguidos e propagados pelos discípulos. Pensou e escreveu política, lógica, moral, ética, teologia, pedagogia, metafísica, didática, poética, retorça, física, antropologia, psicologia e biologia. Publicou muitas obras de cunho didático, principalmente para o público geral. Valorizava a educação e a considerava uma das formas crescimento intelectual e humano. Aristóteles na sua fala diz que podemos ser parecidos com os deuses pelo menos no aspecto do saber. O conhecimento na ótica aristotélica representa uma nova etapa. Nela entramos um modo de pensar sobre a prática. Uma teoria que nasce da contraposição, mas que é aplicação práxis. Para o discípulo de Platão, conhecimento nasce da experiência dos sentidos. Ele funda com isso, o Realismo em contraposição ao Inatismo ou ao Idealismo de Platão. Nele a gestão do conhecimento é necessária porque incide na questão do poder político. Há uma grande confiança no papel dos sentidos captarem, através da Instituição a essência das coisas. Essa compreensão realista do conhecimento da arte parece que resolve o problema da evolução, mas possivelmente aqui é que começam os empecilhos do ensinar e do aprender. A busca da arte de interpretar nos remete no sentido de educar, como um exame mais suspensivo sobre a realidade, para podermos captar a essência. Platão valorizava os métodos de debate e conversão como formar de alcançar o conhecimento. De acordo com Platão, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral. A educação deveria dedicar esforços para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos. Aulas de retórica, debates, educação musical, geometria, astronomia e educação militar. Para os alunos de classe menos favorecidas Platão dizia que deveriam buscar em trabalho a partir dos 13 anos de idade. Afirmava também que a educação da mulher deveria ser a mesma educação aplicada aos homens.
Assim como consta no art.35 e 36 da LDBem 9394/96, o primeiro, em seu inciso III, aponta como uma das finalidades da educação.”O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico,” o inciso III & I do artigo 36 completa que essa formação advém, dentre outros saberes, pelo domínio dos conhecimentos de Filosofia e de Sociologia necessário da cidadania.
Fonte:Filosofia da Educação , pg. 107.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/platao/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirArfilina belo comentário, Aristóteles era um pensador muito coerente pela época. Bem antes ele já pregava que educação tinha que ser um modo de gosto, tinha que "amar estudar", para que tenha uma inteligencia coerente. Ele comentava também, que eles poderiam se parecer com os Deus, não fisicamente, mais intelectualmente.
ResponderExcluir